Antifouling

O que é antifouling?

Antifouling é uma tinta subaquática protetora desenvolvida para liberar toxinas (biocidas) para retardar o desenvolvimento de incrustação (algas, mariscos, ...) no casco. Para conseguir isso, o trabalho antifouling deve ser renovado a cada ano para permanecer eficaz.

Por que usar antifouling?

Por que usar antifouling no casco (área subaquática): Protege antifouling substrato / superfície e evita a colonização de incrustação no casco e as consequências resultantes (a rugosidade aumenta a resistência através da água -> causando velocidades menores -> consumindo mais combustível)

Quais são os diferentes tipos de antifouling

Antifouling autopolimento: Este tipo de antifouling contém parcialmente uma resina de substâncias ativas (biocidas) que repele / desestimula a incrustação. Uma vez na água, o filme de tinta se desgasta por causa da fricção da água no casco e a resina se quebra de forma controlada, expondo continuamente novas camadas de biocida. Isso dá um desempenho constante ao longo da temporada, acabamento muito suave para o casco (recomendado para proprietários de barcos que procuram o melhor planeio.) E reduz o acúmulo de antifouling antigos. Mas o efeito de autopolimento pode causar problemas em algumas situações: para barcos atracação em marina com água estagnada, ou com longo período de não navegação, ou navegando em áreas com forte corrente, ou para lanchas a motor de alta velocidade (acima de 30 nós). Antifouling de matriz dura Os altos níveis de resina insolúvel do revestimento tornam-no duro e impedem a erosão. A resina está repleta de ingredientes ativos e as partículas estão tão próximas que, à medida que uma se dissolve, a próxima fica exposta. A dureza e a durabilidade tornam esses antifouling ideais para barcos de alta potência, embarcações atracadas com lama e iates de corrida (polir o antifouling com papel abrasivo úmido antes do lançamento dá um acabamento liso). NB: Existem tipos adicionais de antifouling para uso específico: Alumínio (com ou sem cobre), hélice, infláveis ​​e RIBs, ...

Preparação da aplicação de antifouling

Preparação do casco:

É importante organizar a manutenção do seu barco de acordo com o tempo de aplicação do produto necessário e mais atrasos são recomendados antes de retornar o barco à água. Em uma superfície previamente antifouling: Limpe todo o casco com lavagem controlada de alta pressão ou escova e remova as camadas antigas de antifouling. No casco novo: A superfície deve ser desengordurada com Nautix SD, enxaguar com água doce, deixar secar, lixar úmido e aplicar o primer de aderência adequado. Antes de pintar; cubra a linha d'água com fita adesiva e proteja todas as partes que não devem ser pintadas (sensores, ânodos ...). Aplicação de tinta; o antivegetativo é geralmente aplicado com um rolo ou pincel, mas também é possível usar uma pistola de pulverização para obter uma superfície mais lisa (para cascos de corrida). Aplicar no mínimo 2 camadas, não muito espessas. A eficiência da antifouling depende diretamente da espessura do filme aplicado.

Vantagens e inconvenientes de diferentes tipos de antifouling

Antifouling de matriz dura: + Muito boa resistência à abrasão, areia, encalhe ou transporte em reboque. + Recomendado para áreas com maré ou para barcos de longa travessia. + Sólido e durável durante toda a temporada + Muito resistente ao polimento e arranhões - Precisa ser lixado após a temporada (manutenção). antifouling autopolimento: + Liberação controlada de substâncias ativas ao longo da temporada. + Funciona gradativamente ao longo da temporada. + Fácil manutenção com mínimo tempo de preparação. + Polido com a velocidade do barco (atrito com a água). + Oferece desempenho constante (suave, limpo, ...) ao longo da temporada. - Não é adequado para barcos de longa travessia ou barcos com longo período sem navegação.

Algumas regras importantes a serem respeitadas para manutenção antifouling:

Antes de qualquer nova aplicação, a superfície deve estar em bom estado, seca, desengordurada e isenta de contaminantes. Se você estiver usando antifouling de matriz dura, é possível ver uma camada exaurida de resina no final da temporada. Recomenda-se lixar a superfície úmida antes da aplicação de um novo antifouling. Os antifouling autopolimento podem ser aplicados diretamente sobre o substrato antigo. Primeiramente a superfície deve ser desengraxada com Nautix SD e livre de todos os contaminantes (óleo, graxa, sal etc). É necessário remover toda a tinta frouxamente aderente e descascada. Em seguida, enxágue com água doce e deixe secar. Depois de seco, um novo antifouling pode ser aplicado. Um antifouling tradicional / macio deve ser selado com Nautix P1 Primer antes de aplicar um antifouling erodível ou duro em cima dele Se você não conhece as características técnicas do antifouling antigo, deve ser repintado com o revestimento de barreira P1 Nautix para evitar qualquer problema de compatibilidade. Se você estiver enfrentando tinta frouxa e descascando, é estritamente recomendado remover as camadas antigas (lixando até a camada de primer) antes da aplicação do novo antifouling. Não aplicar quando houver possibilidade de formação de condensação no substrato: substrato, ar ambiente e temperatura do produto devem estar próximos. É importante sempre mexer bem os antifouling com um instrumento laminado antes de aplicá-los, pois eles contêm pigmentos pesados ​​que podem sedimentar. A eficiência da antifouling depende diretamente da espessura do filme aplicado. Aplicar toda a quantidade recomendada (excl. Diluente): 2 camadas grossas e 3ª camada nos bordos de ataque e de fuga (linha d'água, quilha, leme, ...), onde a água flui mais forte. Tenha cuidado ao adicionar solventes ao antifouling, pois isso reduzirá a espessura aplicada. Nunca seque o antifouling velho com areia, pois o pó é tóxico.